AstraZeneca afirma não ter vacina contra a Covid-19 disponível ao mercado privado

Empresa diz em nota que todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A AstraZeneca afirmou nesta terça-feira que não tem doses disponíveis de vacina contra a Covid-19 para o mercado privado. O posicionamento da farmacêutica ocorre no momento em que empresas brasileiras articulam a compra do produto. Mais cedo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou ser favorável à aquisição pelo mercado privado, desde que parte das doses seja repassada à rede pública do Sistema Único de Saúde.

“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, afirma a AstraZeneca em nota.

A empresa disse ainda que, “como parte do acordo com a Fiocruz”, mais de 100 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o governo federal. Além destas doses, a Fiocruz espera produzir mais 110 milhões de unidades do produto no segundo semestre.

“Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo”, disse a AstraZeneca, em nota.

A compra do imunizante pela iniciativa privada esbarrou na discordância entre empresas sobre o modelo a ser adotado para distribuição. Segundo uma carta que circulou entre líderes de associações de diferentes setores, existiria um lote de 33 milhões de vacinas da Oxford/AstraZeneca disponível para compra, da Inglaterra, com a obrigação de aquisição de pelo menos 11 milhões de doses de uma só vez.

No “Latin America Investment Conference 2021”, evento organizado pelo Credit Suisse, Bolsonaro apoiou a compra por empresas. “O governo é favorável a esse grupo de empresários trazer vacina a custo zero pro governo”, afirmou Bolsonaro. Também participante do encontro com investidores, o ministro Paulo Guedes, da Economia, também defendeu a iniciativa, desde que haja a contrapartida. “Para cada funcionário que vacinar, tem que entregar uma para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Guedes.

*Com informações da Agência Estado