Polícia investiga denúncias de pessoas suspeitas de furarem a fila da vacina no RS

Até o momento, delegado apura casos em Porto Alegre, Alvorada, Gramado e Bagé

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil investiga denúncias contra pessoas que podem ter furado a fila para receber a vacina contra a Covid-19. Até o momento, a instituição apura ocorrências em ao menos quatro cidades gaúchas: Porto Alegre e Alvorada, na região Metropolitana, Gramado, na Serra, e em Bagé, na região da Campanha.

Conforme o diretor do Grupamento de Operações Especiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, delegado Marco Antônio Duarte de Souza, as denúncias começaram a chegar no último final de semana. Ainda segundo o policial, todas as denúncias que chegaram envolvem a participação de algum funcionário público, ou seja, até o momento o crime de prevaricação, que é quando o servidor pratica contra a administração pública, pode estar configurado nos casos relatados à polícia.

O delegado também alerta que vai responsabilizar pessoas que possam ter se beneficiado de uma suposta proximidade com funcionários públicos para receber a dose.

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil divulgou um canal para que denúncias de irregularidades possam ser encaminhadas, através do Whatsapp ou Telegram pelo número (51) 9.8444.0606. Além disso, a instituição lançou um card nas redes sociais pedindo atenção e combate às supostas irregularidades envolvendo a vacinação.

Caso confirmado

Na última sexta-feira, a Secretaria Municipal da Saúde de São Leopoldo, no Vale do Sinos, emitiu uma nota na qual identificou que dois funcionários administrativos, que não faziam parte dos grupos prioritários, tomaram a primeira dose da vacina. Segundo o secretário da pasta, Marcel Frison, ambos foram afastados das atividades. Além disso, serão apuradas as razões para o nome dos dois funcionários constarem na lista para a imunização.