Estado mantém 17 regiões em bandeira vermelha no mapa de risco da Covid

Governo rejeitou os três pedidos de reconsideração à classificação preliminar da última sexta-feira

38° rodada do mapa do Distanciamento Controlado do RS manteve 17 regiões em bandeira vermelha e quatro em laranja | Foto: Governo RS/Divulgação

O governo estadual divulgou, na tarde de hoje, o mapa definitivo da semana para o modelo de Distanciamento Controlado. Dezessete regiões foram mantidas em bandeira vermelha e quatro em laranja. Com a decisão, o Gabinete de Crise rejeita três pedidos de reconsideração à classificação preliminar da última sexta-feira.

Segundo o governo estadual, os recursos foram enviados pelas associações regionais de Taquara, Guaíba e Passo Fundo, todas regiões em bandeira vermelha. Os pedidos foram negados pelo risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do coronavírus.

De acordo com o mapa da 38ª rodada, 408 municípios, de um total de 497, foram classificados em bandeira vermelha, somando 8,9 milhões de habitantes, o que corresponde a 78,4% da população gaúcha.

Mesmo com o início da vacinação no Rio Grande do Sul, o governo considera importante o alerta para que toda a população siga mantendo os cuidados, com higienização constante, uso de máscara e evitar aglomerações, para conter a propagação do vírus até que parcela significativa de pessoas esteja imunizada.

Cogestão

Das 21 regiões Covid, 18 aderiram à cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações. Das 17 regiões em bandeira vermelha, 14 podem podem, com isso, seguir as regras da bandeira laranja. As regiões de Guaíba, Santa Maria e Uruguaiana, que não fizeram acordo de cogestão, devem seguir os protocolos determinados para a bandeira vermelha.

As regiões de Pelotas, Caxias do Sul, Bagé, Cachoeira do Sul, classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão, podem utilizar protocolos de bandeira amarela.