China deve enviar insumos para vacina em breve, divulga Bolsonaro

Presidente agradeceu sensibilidade do governo chinês e disse que liberação do material para a produção na Fiocruz também avança

Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em redes sociais, que a Embaixada da China informou estar aprovada a exportação de 5,4 mil litros do insumo necessário para produzir a Coronavac, com a carga já “em área aeroportuária para pronto envio ao Brasil”. Conforme ele, a chegada no país deve ocorrer em breve, viabilizando a produção da Coronavac no Instituto Butantan, em São Paulo.

De acordo com o presidente, a liberação dos insumos que a Fiocruz precisa para produzir a vacina desenvolvida em parceria com a Oxford e a AstraZeneca também está “sendo acelerada”. Essa vacina vai ser envasada e distribuída pela Fiocruz. Ontem, a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, disse que espera a chegada dos insumos até 8 de fevereiro.

Na postagem, Bolsonaro agradeceu a “sensibilidade do governo chinês”, assim como os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Eduardo Pazuello (Saúde).