Distribuição da vacina de Astrazeneca/Oxford aos estados começa neste sábado

Carga com 2 milhões de doses, vinda da Índia, passa pelo processo de rotulação na Fiocruz

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

As doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), serão distribuídas aos estados a partir da tarde deste sábado. A carga de dois milhões de doses, vinda da Índia, chegou ao Brasil através do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, sendo enviada à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, ainda na noite de ontem.

O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do terminal. As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, e eram aguardadas desde o último sábado, mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.

Da Base Aérea, as vacinas seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.

Esse processo termina no fim da manhã deste sábado, a cargo de equipes treinadas em boas práticas de produção. A previsão é de que as vacinas estejam prontas para distribuição para todos os estados brasileiros no período da tarde. Toda a logística de distribuição fica sob a responsabilidade do Ministério da Saúde.