Após desencalhe, navio maltês vai ser descarregado em Porto Alegre

Rebocadores atuaram no início da tarde deste sábado

Foto: Superintendência do Porto de Rio Grande / Divulgação

A Superintendência do Porto de Rio Grande confirmou, no início da tarde deste sábado, que conseguiu rebocar o navio Arietta, que havia encalhado, na manhã de sexta-feira, nas águas do Guaíba, em Porto Alegre. A ação, que teve a supervisão da Marinha do Sul, envolveu quatro rebocadores.

Depois do desencalhe, o navio, de grande porte e com bandeira de Malta, teve a estrutura atracada ao Cais Mauá. A carga de mais de 10,35 mil toneladas de fertilizantes vai ser descarregada na capital gaúcha. O encalhe do Arrieta decorreu de uma manobra de ultrapassagem mal sucedida. Isso porque o condutor do navio ficou preso após abrir caminho para a passagem de dois outros barcos, saindo do canal onde é feita a navegação.

Fiscais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) acompanharam o trabalho e constataram que não houve problemas estruturais na embarcação. Ainda de acordo com o órgão ambiental não houve nenhum tipo de vazamento do produto perigoso.

De acordo com a Capitania Fluvial de Porto Alegre, “um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido”. Assim que as investigações forem concluídas, o relatório vai ser encaminhado ao Tribunal Marítimo para que sejam cumpridas as formalidades previstas em lei.