RS espera receber 100 mil doses das vacinas vindas da Índia

Prioridade, com vacinas de Oxford, é vacinar idosos não institucionalizados e profissionais de saúde

Foto: Ministério da Saúde / Divulgação

Após a confirmação da chegada dos 2 milhões de doses de vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil, o governo do Rio Grande do Sul espera receber 100 mil imunizantes do Ministério da Saúde. A carga parte do Rio de Janeiro para os outros estados a partir deste sábado.

De acordo com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, apesar de não ter uma informação oficial de quantas doses o Estado vai receber, a continuidade da vacinação contra a Covid-19 está garantida. “Assim que tivermos essa informação, poderemos definir em qual grupo prioritário aplicar a vacina”, explicou. “A prioridade é complementar a vacinação dos profissionais de saúde e de idosos não institucionalizados”, completou.

Arita ressaltou a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial no País de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac: “Depois da arrancada inicial, temos a perspectiva da continuidade da vacinação. A vacina é uma proteção segura contra o coronavírus.”

Nessa semana, o Rio Grande do Sul recebeu um lote com o total de 341,8 mil unidades da Coronavac. Metade das doses já foram distribuídas às coordenadorias regionais de saúde. A outra parte ficou reservada pela Secretaria da Saúde (SES) para envio posterior aos municípios, assegurando quantitativo suficiente para a segunda dose de todos vacinados, com a segunda aplicação a ser feita 28 dias após a primeira.

Até esta sexta-feira, 44,2 mil pessoas já haviam sido vacinadas em território gaúcho. Em quase 100 cidades, as doses do primeiro lote já se esgotaram.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile