Pazuello garante 5% da carga de vacinas da AstraZeneca para o Amazonas

Duas milhões de doses do imunizante, que chegaram nesta sexta-feira, devem ser distribuídas para todo o país na tarde deste sábado

Foto: Euzivaldo Queiroz/Correio do Povo

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, nesta noite, no Aeroporto Internacional de São Paulo, onde chegaram os 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca, que 5% dessa primeira carga vai ser encaminhada ao Amazonas, onde afirmou estar o “maior risco do país” em relação à Covid-19.

“Damos prioridade neste momento para o estado do Amazonas, principalmente sua capital Manaus, que vive hoje uma situação realmente mais crítica no nosso país. E essa prioridade fica evidente a partir de um acordo com os governadores, onde 5% dessa primeira carga vai ser destinada aonde está o maior risco do país que é em Manaus”, disse.

Segundo Pazuello, todos os estados receberão as vacinas no período de 24h após o início da distribuição. No fim da noite, o lote chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro depois da escala em Guarulhos (SP).

Na chegada, a aeronave recebeu um “batismo” com jatos de água como parte da cerimônia da chegada das doses. Após pronunciamento de autoridades, as vacinas seguiram diretamente para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

O voo originário da Índia que trouxe dois milhões de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 chegou por volta das 17h30min a São Paulo. Para o recebimento da carga, compareceram ao local, além de Pazuello, os ministros Ernesto Araújo e Fábio Faria – das Relações Exteriores e Comunicações, respectivamente.

Araújo ressaltou que a chegada dos imunizantes ao Brasil vindos da Índia reforça a parceria entre os dois países.

Já o ministro das Comunicações enfatizou que o governo quer unificar o Brasil e não vai medir esforços para vacinar todos os brasileiros: “Ninguém fica para trás”.