Ônibus de Guaíba circulam com 30% da frota nesta sexta-feira

Greve da categoria, que já dura mais de dez dias, é motivada por atrasos em pagamentos

Foto: Pedro Molnar/Repórter Guaibense/Reprodução

Mesmo com tabela horária reduzida em relação ao habitual, os moradores de Guaíba contam com os ônibus da Expresso Assur como opção de transporte nesta sexta-feira (22). A circulação dos veículos foi retomada ainda na tarde de ontem, após decisão judicial que impôs aos rodoviários a necessidade de manutenção de 30% da oferta em meio à greve da categoria, que já dura mais de dez dias.

A garagem da concessionária, que deve o pagamento do 13º salário do ano passado, vale-refeição e cestas básicas, só foi liberada com a ajuda da Brigada Militar (BM) – que atuou na dispersão dos manifestantes, contrários ao cumprimento da decisão. Hoje, entretanto, não foi necessária a intervenção das forças de segurança. O funcionamento segue em regime emergencial até a próxima terça-feira (26), quando acontece uma nova reunião.

Entenda o caso

O atraso nos pagamentos por parte da Expresso Assur já se repete há quase dois anos, e se tornou mais frequente após o início da pandemia de coronavírus. A companhia alega que não tem dinheiro para arcar com o que deve – já que, além de sofrer com a crise econômica, enfrenta a concorrência das linhas de transporte coletivo na cidade.

Com a paralisação, os rodoviários tinham a expectativa de que a prefeitura de Guaíba intervisse na situação, subsidiando os serviços da concessionária em um modelo parecido com o adotado em Canoas. Entretanto, essa possibilidade sequer chegou a ser discutidas nos encontros mediados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Na decisão que causou a retomada parcial dos serviços na cidade, a corte alegou a mobilização infringia a Lei das Greves. Entretanto, admitiu a validade do protesto em razão das sucessivas falhas identificadas no sistema de transporte coletivo do município.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile