Mapa preliminar da Covid no RS põe 17 regiões em bandeira vermelha e quatro em laranja

Conforme o governo do Estado, queda de internações e óbitos por Covid-19 tiveram impacto para a classificação desta semana

Foto: Divulgação/Governo RS

O governo do Estado divulgou, no fim da tarde desta sexta, os dados da 38° rodada preliminar do Mapa do Distanciamento Controlado, usado para conter a disseminação da Covid-19. Nesta semana, 17 regiões foram classificadas com bandeira vermelha (risco epidemiológico alto), o que equivale a 78,4% da população gaúcha, enquanto quatro receberam bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

As regiões de Bagé, Pelotas e Cachoeira do Sul apresentaram melhora em relação a semana passada, passando de bandeira vermelha para a laranja. Já a região de Guaíba apresentou piora, passando de laranja para vermelha. A de Caxias do Sul se manteve em bandeira laranja. As demais 16 regiões tiveram a mesma classificação da semana anterior, permanecendo em bandeira vermelha.

Mesmo assim, segundo os dados do governo do Estado, o resultado parcial reflete em uma evolução na comparação com o resultado da última semana, quando havia apenas uma região em bandeira laranja no mapa preliminar.

Ainda conforme o governo estadual, a redução no número de internações e mortes por coornavírus determinou essa evolução. O número de pessoas confirmadas com Covid em leitos clínicos registrou queda de 9% e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e no acumulado da semana, além de redução de óbitos em 19%.

Ao todo, no Rio Grande do Sul também houve redução no número total de leitos ocupados de UTI. Na semana 36, havia 2.630 vagas disponíveis; na 37, 2.640, e na atual, 2.660. Contabilizando o aumento do total de leitos e a estabilidade dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 se elevou para 0,77; era 0,71 (semana 37) e 0,70 (semana 36).

Cogestão

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar terão até as 6h de domingo para encaminhar a solicitação ao governo. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise. O resultado e o mapa definitivo vão ser divulgados na tarde de segunda-feira. As novas bandeiras ficarão em vigor entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.