Japão nega notícias sobre cancelamento da Olimpíada

País enfrenta nova onda de infecções pela Covid-19, mas organizadores dizem que evento vai ser aberto em 23 de julho

Foto: COI / GREG MARTIN / Divulgação

O governo do Japão veio a público nesta sexta-feira para negar veementemente noticiais divulgadas no dia anterior sobre um possível cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, adiados em um ano em razão da pandemia de coronavírus. Embora grande parte do país esteja em estado de emergência devido a uma nova onda de infecções pela Covid-19, os organizadores seguem prometendo a realização do evento a partir de 23 de julho, publicou hoje o jornal O Estado de S.Paulo.

Um porta-voz do governo japonês disse nesta sexta-feira que não havia “verdade” em uma reportagem do jornal inglês The Times de que o governo havia chegado à conclusão que a Olimpíada de Tóquio deva ser cancelada por causa da pandemia. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, também afirmou que não havia rumores sobre o cancelamento ou adiamento do torneio.

O The Times, citando um membro não identificado do governo japonês, relatou que o foco das autoridades agora era garantir os Jogos Olímpicos de Tóquio no próximo ano disponível, que é 2032. Paris, na França, recebe a Olimpíada de 2024 e Los Angeles, nos Estados Unidos, a de 2028. “Vamos negar claramente a reportagem”, disse o vice-chefe do gabinete, Manabu Sakai, em uma entrevista coletiva.

Os rumores com a reportagem foram tantos que o governo japonês teve de emitir um comunicado oficial para negar a informação, dizendo que está trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outras partes na preparação para ter uma Olimpíada segura e protegida. O Comitê Organizador de Tóquip-2020 seguiu o exemplo nesta sexta-feira.

Pelo mundo, os Comitês Olímpicos da Austrália e dos Estados Unidos disseram estar se preparando para os Jogos, conforme o planejado.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile