Japão decidiu cancelar Olimpíada, publica jornal

Britânico 'The Times' informou que Tóquio 2020 não deve ser realizada devido à pandemia do novo coronavírus

Foto: Divulgação/IOC

O governo do Japão concluiu que os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 terão que ser cancelados por causa do coronavírus. A informação é do jornal britânico The Times, que na edição desta sexta-feira (horário local) cita um membro sênior não identificado da coalizão governista.

Diante dos números elevados de vítimas da covid-19 (mais de 346 mil infectados, quase 4,7 mil mortes e outros 5 mil infectados diariamente) e o processo para a escolha de novas sedes encaminhado, o foco agora passa a ser garantir a realização dos Jogos em Tóquio no próximo ano disponível, em 2032.

“Ninguém quer ser o primeiro a dizer isso, mas o consenso é que é muito difícil. Pessoalmente, não acho que isso vá acontecer”, disse uma fonte não identificada ao jornal.

A afirmação acontece no mesmo dia em que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) reiterou a confiança na realização dos Jogos, dizendo que “não há Plano B” para a realização da Olimpíada.

Em março do ano passado, Tóquio 2020 foi adiada por até um ano. Depois, fixou-se a data de 23 de julho a 8 de agosto e, em nenhum momento, a imunização em massa foi tida como contrapartida para a realização da competição. No início do ano, a população japonesa se manifestou contra os Jogos em razão do aumento dos casos de covid.