Em carta, secretários estaduais de Fazenda pedem medidas contra 2ª onda de Covid-19

Grupo pediu rodada extra de auxílio emergencial

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O recrudescimento da pandemia de Covid-19 levou 18 secretários estaduais de Fazenda a assinarem uma carta ao Congresso Nacional pedindo a adoção de “medidas urgentes” contra a segunda onda da doença no Brasil.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o documento alerta que a crise sanitária está longe do fim e que não há definição do calendário de imunização da população. O País ainda não garantiu sequer as doses necessárias para imunizar todos os integrantes do grupo de risco.

Os secretários pedem a prorrogação do estado de calamidade pública e do orçamento de guerra por mais seis meses, além de uma nova rodada de auxílio emergencial.

O orçamento de guerra foi uma emenda constitucional vigente em 2020 para livrar os gastos de combate à pandemia das amarras fiscais, a fim de acelerar a resposta do governo à calamidade. Ele expirou em 31 de dezembro de 2020, juntamente com a calamidade.

“Lamentavelmente, ao contrário do que esperávamos, a pandemia ainda não chegou ao fim. Ainda não está definido o calendário nacional de vacinação do País e os dados de evolução de mortes e da taxa de contágio estão em níveis alarmantes e, com a volta da lotação de leitos hospitalares e dos recordes de casos, esse início de ano está sendo similar às piores semanas de julho, agosto e setembro”, complementa a carta.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile