Covid: Prefeitura reforça fiscalização em Porto Alegre a partir da próxima semana

Quem não estiver utilizando proteção individual pode ser autuado e multado

Fotos: Cesar Lopes / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre alerta que a partir da próxima semana reforça a fiscalização em relação às medidas de prevenção contra a Covid-19. Equipes da Prefeitura estarão em maior número e frequência nas ruas, parques e praças da capital para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários, em especial o uso de máscara. A maior rigidez é um alerta para que a população não relaxe nas medidas de prevenção à doença.

O secretário extraordinário de Enfrentamento à Covid-19, Renato Ramalho, lembra que a flexibilização do comércio e a chegada da vacina não fazem com que a pandemia acabe. “Vamos reforçar no dia a dia a fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos para não termos que voltar a restringir atividades”, adverte Ramalho.

Quem não estiver utilizando a proteção individual, conforme estabelece o decreto 20.891/2021, pode ser autuado, sofrendo penalidades como advertência ou até mesmo multa. Em ambos os casos, o infrator recebe um termo de infração. Viaturas da Guarda Municipal também vão voltar a circular pelas ruas com alto-falantes alertando a população para a importância do uso de máscaras, distanciamento social e higienização como forma de evitar o contágio.