Surto de Covid-19 atinge emergência pediátrica do Hospital da Criança Conceição, em Porto Alegre

Ao todo, 10 dos 38 médicos da unidade testaram positivo para a doença

Foto: Grupo Hospitalar Conceição / Divulgação / CP

Um surto de coronavírus atingiu médicos da equipe da emergência pediátrica do Hospital da Criança Conceição, em Porto Alegre. O caso foi notificado para a Vigilância Municipal nesta quarta-feira, 20, pela equipe do Núcleo de Epidemiologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que monitora todos os surtos que ocorrem no GHC.

De acordo com coordenadora do núcleo, Ivana Varella, 10 médicos foram afastados das funções por testarem positivo para a Covid-19. O primeiro caso foi registrado no dia 16 de janeiro.

Dois dias depois, mais seis médicos também acabaram testando positivo para a doença. Com isso, foi solicitado pelo hospital que todos os profissionais que tiveram contato com eles também realizassem o exame RT/PCR, que detectou mais dois casos positivos assintomáticos.

Ainda segundo a coordenadora do núcleo, como a equipe é composta por 38 médicos, não houve prejuízo no atendimento na emergência pediátrica na casa de saúde.

Conforme o Núcleo de Epidemiologia do grupo hospitalar, desde o início da pandemia 70 surtos foram notificadas a Vigilância Municipal, sendo 8 no Hospital da Criança Conceição, 14 no Hospital Cristo Redentor, 2 na UPA Moacyr Scliar e 46 no Hospital Nossa Senhora da Conceição.