Profissionais do PACS e SAMU serão vacinados contra covid-19, a partir de segunda, em Porto Alegre

Secretaria de Saúde de Porto Alegre afirma que vacinação está seguindo um cronograma de todo o público prioritário

Surto foi registrado em unidade de saúde mental do Postão da Cruzeiro | Foto: Alina Souza/Correio do Povo
Foto: Alina Souza/Correio do Povo/Arquivo

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre confirmou que pretende aplicar a vacina Coronavac, a partir de segunda-feira (25), nos profissionais do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (PACS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). De acordo com a pasta, as doses estão reservadas e dentro do cronograma de aplicação de todas as estruturas do município.

Na manhã desta quinta-feira, alguns profissionais do PACS reclamaram junto à gerência da unidade a não aplicação imediata das vacinas. Conforme funcionários, que preferiram não se identificar, existia a expectativa que a imunização tivesse início ainda nesta semana.

A Secretaria de Saúde esclareceu, em nota, que o atendimento segue normalmente para a população no local e a vacinação segue um cronograma das equipes de todo o público prioritário.

Vacinômetro

Nesta quinta-feira, a prefeitura disponibilizou o vacinômetro para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital gaúcha. De acordo com a ferramenta, 5.087 pessoas já receberam a primeira dose da Coronavac em Porto Alegre. Os dados são atualizados a cada hora a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

Também é possível consultar o quantitativo de doses registradas por estabelecimento de saúde. De acordo com os primeiros registros, o vacinômetro indica que, em 18 de janeiro, foram cinco doses administradas; e em 19 de janeiro, foram aplicadas 329 doses da vacina Coronavac. No dia 20, foram 4.753 doses. As 5.087 doses correspondem a 3% da meta do público-alvo da Fase 1 da campanha. Do total, 3.083 doses foram recebidas por profissionais de saúde, 2.003 por idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas ou idosos acamados.

Até o momento os locais com maior número de doses aplicadas foram o Hospital de Clínicas, com 1.148 vacinados, a Unidade de Saúde IAPI, com 867 doses registradas, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, com registro de 531 doses, segundo a atualização do início da manhã desta quinta-feira.