Governo do RS vai pagar em dia salários de janeiro

Folha dos servidores do Executivo deve ser quitada sem atraso pelo terceiro mês consecutivo

Calendário de pagamento dos salários foi montado pela Secretaria da Fazenda | Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini
Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Pelo terceiro mês consecutivo, o governo gaúcho vai pagar em dia a integralidade da folha dos servidores do Executivo. O governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou a informação durante ato de entrega de 46 ônibus rurais escolares. Ao agradecer o apoio dos deputados, que votaram projetos como as reformas administrativa e da Previdência, que auxiliaram no pagamento em dia das folhas de novembro e dezembro, Leite anunciou a quitação integral também em janeiro.

Os depósitos serão realizados na sexta, 29, aos cerca de 339,8 mil vínculos do Executivo. Desde a retomada dos pagamentos em dia, Leite, o vice, Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, vêm adotando tom cauteloso em relação à manutenção da medida. Especialmente devido aos cenário incerto em função da pandemia do novo coronavírus.

Além das reformas e outras iniciativas do governo, a reação no desempenho do ICMS, constatada há alguns meses, vem sendo decisiva para os pagamentos em dia. Até dezembro, o ICMS, em valores nominais, se manteve estável em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a arrecadação do ICMS encerrou praticamente igual à do ano passado. Até abril, o caixa do Estado também conta com o reforço dos pagamentos do IPVA.

Em dezembro, pela Assembleia aprovou, ainda, a manutenção das alíquotas do ICMS por mais um ano. O desfecho no plenário, que impediu a volta das alíquotas aos patamares originais, e que impediu queda de cerca de R$ 2,8 bilhões na arrecadação, é diretamente vinculado ao cenário envolvendo os salários em dia. Como as alíquotas foram mantidas, a continuidade dos pagamentos dos servidores vai continuar sendo exigida no campo político.