Em meio à pandemia, CMPC atinge recorde em 2020 e produz 1,87 milhão de toneladas de celulose no RS

A produção de papel chegou a 52,6 mil toneladas

Foto: CMPC/Divulgação

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, a planta de Guaíba da CMPC atingiu recorde de produção de celulose e impressão de papel em 2020. Conforme balanço anual, divulgado em evento virtual, foram mais de 1,87 milhão de toneladas de celulose e 52,6 mil toneladas de papel. A marca supera os números obtidos em 2018.

A CMPC possui operação em 71 cidades gaúchas com 914 hortos florestais. Na avaliação do diretor geral da CMPC Brasil, Maurício Harger, um dos feitos da companhia foi manter, mesmo em meio à pandemia, os milhares de empregos diretos e indiretos da empresa e, sobretudo, adotar protocolos sanitários robustos para cuidar dos funcionários e suas famílias.

“Os fatores para o recorde passam pelo cuidado que nós tivemos com os nossos colaboradores e prestadores de serviço. Eles se sentiram acolhidos durante toda a pandemia e todos os protocolos. O comprometimento que isso gerou em termos de gestão, execução e excelência com um belo trabalho dos nossos líderes. A gente vem fazendo um trabalho de desenvolvimento e treinamento que acabam refletindo em produção”, explica.

Em julho, a companhia precisou realizar uma parada na produção por 11 dias para manutenção da caldeira. Em 2020 também houve um recorde logístico. Foram 2,6 milhões de toneladas de madeira e celulose transportadas por hidrovia.

Os investimentos da CMPC em sustentabilidade superaram R$ 20 milhões. Entre as ações está a colaboração com compra de 135 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) e dezenas de respiradores. A companhia também viabilizou na ativação de leitos no hospital de Guaíba e fez doação de 4,5 milhões de máscaras.

Com a chegada da vacina e recuperação da economia, o diretor geral da CMPC espera crescimento marginal da produção de celulose em 2021. “A gente tem ganhos de eficiência ainda por capturar. A agente espera que 2021 seja um ano de ganho de produtividade. Em 2020, com duas paradas, nós fizemos recorde de produção e nesse ano vamos superar esse números marginalmente”, pontua Harger.

A companhia também prevê R$ 11,5 milhões de investimentos sociais neste ano. Nos próximos dias, a CMPC deve divulgar um novo projeto de iniciativas para desenvolvimento local e também dará início ao programa “RS + Renda” que pretende possibilitar geração de renda para os produtores gaúchos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile