Sindicato das Empresas de Ônibus de POA solicita à EPTC revisão tarifária até 1° de fevereiro

Documento não aponta um valor, somente pede a atualização dos custos, considerando ainda que se passaram dois anos desde o último reajuste

ônibus comtu corredor passagem
Foto: Maria Ana Krack/PMPA

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) protocolou, na manhã desta quarta-feira, na Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o pedido de revisão tarifária do serviço. O documento não aponta um valor, somente pede a atualização dos custos, considerando ainda que se passaram dois anos desde o último reajuste.

A solicitação foi feita na intenção de que a atualização ocorra no prazo previsto pela Lei Municipal n° 8.023/97, a qual vincula a revisão tarifária à data base da categoria profissional dos rodoviários, 1° de fevereiro. A data também faz parte do Termo de Acordo firmado na justiça em 2020 entre as empresas de ônibus e a Prefeitura de Porto Alegre.

Na proposta encaminhada pelo Seopa ao Sindicato dos Rodoviários e aprovada ontem em assembleia dos trabalhadores, ficou definida a manutenção dos atuais valores salariais e de vale-refeição. Em contrapartida, foram preservados e assegurados todos os benefícios das demais cláusulas, como o vale-refeição nas férias e quinquênio, mantendo ainda o mesmo valor do plano de saúde.

O Seopa registra, no pedido de revisão, algumas variações de custos do serviço. Em comparação com 2019, o diesel subiu 5,66% e o preço médio do ônibus, 41,35%. No documento, a entidade aponta ainda a queda de mais de 50% em 2020 no número de passageiros. Destaca também que, embora em um contexto difícil, as empresas de ônibus têm feito investimentos em novas tecnologias – como GPS, monitoramento por câmera e recarga expressa – e adotado medidas de prevenção para segurança de passageiros e funcionários neste momento de pandemia.