Homem e mulher são indiciados por homofobia contra casal em Gravataí

Caso ocorreu no dia 29 de agosto do ano passado, na saída de um restaurante de comida japonesa

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil concluiu que um homem e uma mulher praticaram o crime de homofobia contra um casal homossexual, na saída de um restaurante de comida japonesa, em Gravataí, na Região Metropolitana. O caso ocorreu no dia 29 de agosto do ano passado e trata-se do primeiro indiciamento por homofobia de Gravataí, após a criminalização.

Conforme o delegado Márcio Zachello, responsável pelas investigações, foi verificado que os indiciados demonstraram preconceito, discriminação e aversão ao casal homoafetivo.

“Os autores, na ocasião, manifestaram rejeição e até certa intolerância relacionada a opção sexual desse casal homoafetivo, impedindo que os mesmos permanecessem no local com a atitude que o homem e a mulher acreditavam ser indevida, ou seja, estavam abraçados e trocavam alguns beijos”, destaca Zachello.

Além do crime de homofobia, ambos também foram indiciados por ameaça e injúria. A pena por estes três crimes pode chegar a até 7 anos de reclusão.

Segundo o delegado, a mulher não possui antecedentes criminais, porém o homem tem vasta ficha policial, por crimes de roubo e furto, inclusive por um ataque a uma agência bancária.

O caso

No dia 29 de agosto de 2020, Luan de Souza, de 22 anos, e o seu companheiro, de 20 anos, aguardavam no estacionamento de um restaurante, quando começaram a ser insultados e agredidos por um homem e uma mulher, que aguardavam atrás deles na fila do estabelecimento.

Na ocasião, Luan fez um vídeo e divulgou nas redes sociais. A filmagem mostra a mulher pedindo respeito a ela e ao marido, que exaltado e aos gritos também pediu respeito, por conta deles estarem na presença dos filhos, duas crianças.