Equipamentos de pesca apreendidos nas represas de Caxias do Sul são destruídos

Materiais foram recolhidos pela Patrulha Ambiental e pela Guarda Municipal nas barragens Maestra, Dal Bó, Samuara, Faxinal e Marrecas

Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul utilizou um rolo compressor para inutilizar os equipamentos. Foto: Natalí Gubert/Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul destruiu materiais de pesca apreendidos junto às represas de propriedade da autarquia. A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) utilizou um rolo compressor para inutilizar os instrumentos.

Foram destruídas varas de fibra e de bambu, redes, tarrafas, armas brancas, molinetes, carretilhas, linhas de mão e apetrechos típicos de pesca.

Para o Diretor-Presidente do Samae, Gilberto Meletti, o ato de destruição dos equipamentos condiz com o trabalho de preservação dos mananciais. “Os itens recolhidos referem-se ao fato de que houve, de forma indevida, a prática de algum ato no em torno das bacias de captação do município, causando riscos significativos ao meio ambiente. A proibição inclusive previne qualquer tipo de acidente, preservando também a integridade das pessoas”, reforça.

O material foi apreendido nas represas Maestra, Dal Bó, Samuara, Faxinal e Marrecas, com apoio da Guarda Municipal (GM). As operações de patrulhamento nas represas ocorrem diariamente. Denúncias podem ser feitas no telefone 115.