Em campanha no RS, Baleia Rossi diz que retomada da economia depende de vacinação em massa

O candidato à Câmara também defendeu a autonomia e a independência

Foto: Carla Garcia / Divulgação / CP

O candidato à presidência da Câmara dos Deputados, o presidente nacional do MDB e deputado federal Baleia Rossi, defendeu, nesta quarta-feira, em visita a Porto Alegre, que a vacinação em larga escala será imprescindível para a retomada da economia. Ele também garantiu que a Câmara irá atuar para garantir a vacinação para toda a população.

Em campanha, o deputado cumpre agenda no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Baleia almoçou com o prefeito Sebastião Melo e depois visitou a Assembleia. Na agenda, ainda uma visita ao governador Eduardo Leite e depois viaja para Goiás. A votação para a presidência da Câmara no dia 1º de fevereiro, de forma presencial.

Baleia também defendeu a autonomia e a independência do parlamento. Em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa, falou de forma evasiva sobre como deve se comportar, caso seja eleito, frente a pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro que chegarem à Casa. “Não há caminho para o Brasil se não pela democracia. Não quero individualizar nenhuma postura, mas o parlamento tem que ser a resistência da defesa da democracia em qualquer momento que ela for atacada”, disse.

Baleia faz parte do bloco do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, que frequentemente critica ações do presidente Bolsonaro mas defende que o cenário pandêmico não é favorável para a abertura de um processo como esse. “Não acredito que seja uma bandeira de qualquer candidato o impeachment de um presidente. Nossa candidatura não é de oposição. É uma candidatura muito bem colocada pra garantir a independência da Câmara Federal. Portanto, como presidente da câmara, nós vamos agir rigorosamente dentro da constituição”, comentou.

A candidatura de Baleia é formada por uma frente de 12 partidos, “mais à esquerda, direita e de centro, com o alicerce alguns pilares, como a defesa das instituições”, como explicou o parlamentar. O candidato à presidência da Câmara também defendeu a reforma tributária, que, segundo ele, “está absolutamente madura pra ser votada” e que vai permitir a melhora no sistema de negócio e simplificação do sistema de tributos.