Vacinação contra a Covid-19 começa em 10 estados e no DF nesta terça-feira

Atraso na chegada das vacinas em alguns estados brasileiros causou problemas na logística da campanha de imunização

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sergipe começou oficialmente a sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira. A primeira pessoa a ser imunizada no estado foi uma enfermeira, no Hospital Fernando Franco, local onde serão aplicadas as doses do imunizante. Já na Paraíba, Marineide Rodrigues Gouveia, de 60 anos, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 nesta manhã. Marineide é enfermeira há 17 anos e trabalha na linha de frente no combate a doença.

O estado de Rondônia, até a última atualização desta matéria, foi o único que ainda não recebeu as doses da vacina.  Já no Acre, as doses chegaram hoje pela manhã, em torno das 08h, ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. Segundo a justificativa do Ministério da Saúde, o atraso foi causado por causa das alterações obrigatórias nos planos dos voos que realizam o transporte dos imunizantes.

Roraima também recebeu o primeiro lote das vacinas nessa madrugada. O estado recebeu 87 mil doses da Coronavac que desembarcaram na base Aérea de Boa Vista para serem então encaminhadas ao centro do Programa Nacional de Imunização do Estado.

Em Belém, no Pará, duas profissionais da saúde foram vacinados nesta manhã no Hospital de Campanha da capital. Em Pernambuco, equipes móveis estão indo até as pessoas que fazem parte do grupo prioritário também nesta manhã para o início da vacinação. Em Alagoas, Marta Antônia de Lima, 50 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no estado.

Na Bahia, a primeira pessoa vacinada no estado nesta manhã, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho, agradeceu a Deus e aos profissionais que desenvolveram a vacina pelo momento. No Distrito Federal, a vacinação começou há pouco, às 10h. No Amapá, a doses chegaram ao estado nesta madrugada, e o início da campanha está marcado para às 11 horas da manhã.

O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileira que ainda não divulgou ainda o seu plano de imunização. A segunda dose da vacina deve ser administrada em 21 dias.