Litoral gaúcho começa vacinação contra Covid-19 com profissionais da Saúde

Osório e Tramandaí já receberam as primeiras doses da CoronaVac nesta terça-feira

Enfermeira Bruna Martins Pereira foi a primeira vacinada em Osório | Foto: Mauro Schaefer / CP

A enfermeira Bruna Martins Pereira, de 35 anos, foi a primeira pessoa vacinada no Litoral Norte na tarde desta terça-feira, em evento realizado no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, onde ela trabalha há 14 anos. A profissional foi cercada pelos colegas e coordenadores e não sabia como reagir a tanta atenção dedicada à ela. “Está sendo muito emocionante. Afinal, estou participando da história, fazendo parte deste momento”, disse.

“Demos com esta vacina o primeiro passo para a cura desta doença terrível”, alertou. Bruna contou não saber o motivo de ter sido a funcionária escolhida para ser vacinada. “Até hoje não entendi. Eu estava em casa quando começaram a chegar mensagens de colegas me avisando que eu seria a pessoa a receber a primeira dose”, recordou. “Mas digo que é algo inexplicável”, completou.

Ainda hoje ocorreu o início da vacinação em Tramandaí, onde seis profissionais da linha de frente ao combate ao coronavírus foram imunizados. A Coordenadoria da Vigilância em Saúde do Município informou que a vacinação terá prosseguimento nos próximos dias e será destinada neste primeiro momento aos profissionais da saúde e idosos em lares especiais (asilos). O município recebeu 565 doses da vacina.

“Estamos iniciando uma trajetória histórica não apenas em nosso país, como no mundo inteiro. Neste primeiro momento as aplicações serão direcionadas aos profissionais que trabalham na linha de frente ao combate à Covid-19, além de idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas. Precisamos seguir à risca o cronograma de vacinação, para em breve todos estarem imunizados”, destacou o Secretário de Saúde Luciano Saltiel.

Em Capão da Canoa, a previsão é de que a vacinação se inicie nesta quarta-feira. “Recebemos 560 doses, que serão aplicadas primeiramente nos profissionais de saúde e pacientes institucionalizados em Ilpis”, disse a enfermeira da unidade Covid-19 da localidade, Lilian Berger. As pessoas não devem se dirigir para as unidades onde serão imunizadas, devendo esperar pela convocação.

Litoral recebe 4,2 mil doses da CoronaVac

O dia foi de muita ansiedade no litoral norte com a chegada dos lotes de vacinas destinados à 18ª Coordenadoria Regional (CPR), com sede em Osório, e que tem 23 municípios sobre sua regência. A Secretaria de Saúde começou, na tarde de hoje, a entregar as 4.280 doses da CoronaVac, fabricadas pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac e distribuídas pelo Ministério da Saúde, para as cidades da região.

A coordenadora regional de Osório, Rejane Ferri Teixeira, afirmou que “foi um dia de muita esperança”. “Estamos muito alegres com a chegada da vacina à nossa região. Mas precisamos nos manter alertas, pois o vírus segue ativo. Esta é apenas uma vitória, mas tem muita coisa pela frente”, ressaltou. Ela disse que recém a vacinação está começando, mas os cuidados devem seguir. “Não é porque as pessoas começaram a ser vacinadas é que se pode parar de seguir as determinações de distanciamento social, de usar máscaras ou de passar álcool gel”, destacou.

A 18ª CPR conta com os municípios de Arroio do Sal, que receberá 100 doses, Balneário Pinhal (125), Capão da Canoa (560), Capivari do Sul (29), Caraá (41), Cidreira (120), Dom Pedro de Alcântara (20), Imbé (300), Itati (20), Mampituba (20), Maquiné (80), Morrinhos do Sul (20), Mostardas (135), Osório (695), Palmares do Sul (161), Santo Antônio da Patrulha (300), Tavares (80), Terra de Arreia (64), Torres (609), Tramandaí (565), Três Cachoeiras (90), Três Forquilhas (20) e Xangri-Lá (120), e tem 341.119 habitantes, de acordo com o último censo populacional, feito em 2010.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile