Obras do Dmae afetam abastecimento em bairros das zonas Leste e Norte de Porto Alegre

Bairros Bom Fim e Rio Branco poderão ter desabastecimento nesta segunda-feira

Foto: Luciano Lanes / PMPA

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza nesta semana serviços programados que deverão afetar o abastecimento de bairros da zonas Leste e Norte de Porto Alegre. Nesta segunda-feira haverá mais um serviço de interligação da nova rede de água na rua Ramiro Barcelos, bairro Rio Branco.

A ação de hoje acontece na altura do número 1.829, na esquina com as ruas Cesar Lombroso e Vasco da Gama. Nesses pontos também será desativada a rede antiga. O abastecimento de água será interrompido, a partir das 9h, com previsão de normalizar a partir da noite, eventualmente demorando mais nas partes altas. Poderá faltar água em parte dos bairros Bom Fim e Rio Branco. A obra da rede nova vai melhorar a pressão da água em toda a extensão da rua Ramiro Barcelos.

Zona Leste e Norte

Outros dois serviços estão programados. Na quarta-feira, a partir das 8h30, poderá ocorrer baixa pressão da água nos bairros Aparício Borges, Partenon, São José, Vila João Pessoa e São José, Zona Leste. O motivo é a troca de rolamentos e outras peças na Estação de Bombeamento São José 2 (rua Vinte e Seis de Dezembro, 456), que ficará ligada porém operando com vazão reduzida. A previsão é normalizar o abastecimento a partir da noite de quarta. Por ser em ambiente fechado, esse serviço não depende do clima.

Ainda na quarta-feira, será desativada uma rede antiga e interligada uma rede nova no bairro Rubem Berta, Zona Norte. Os trabalhos estarão concentrados na rua Heitor Souto esquina com Donário Braga e Argentina Flores da Rosa, e também na rua Dídia Jardim Pinto esquina com a Santa Rosa de Lima e Jacy Barcellos. Caso chova forte, o serviço poderá ser transferido para outra data. O abastecimento de água será interrompido, a partir das 9h, para o bairro Santa Rosa de Lima, e a previsão é normalizar a partir da noite, podendo demorar mais nas partes altas da rede.

Após a conclusão dos serviços, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. A distribuição recomeça somente depois que reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumulam nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da rede distribuidora. O forte calor faz aumentar o consumo de água, atrasando ainda mais a normalização nesses locais.

Após o serviço, a água poderá retornar turva ou não transparente, devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que eventualmente, pela pressão, se soltam das paredes internas da canalização. Para solicitar lavagem da rede ou do ramal predial, ligue 156, opção 2.