Estudantes inscritos com Covid-19 podem pedir reaplicação do Enem

Sistema está aberto para os candidatos que não puderem participar da segunda prova no próximo domingo (24)

Candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que não puderem participar do segundo dia de provas, em virtude do diagnóstico de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa prevista no edital, podem solicitar a participação na reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. O prazo para fazer o pedido vai até ao meio-dia do sábado (23). A segunda prova do Enem será realizada no domingo (24). Os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesses casos, os inscritos também podem solicitar a reaplicação entre os dias 25 e 29.

Para solicitar a nova aplicação da prova, o estudante deve enviar pela página do participante um documento que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à CID (Classificação Internacional de Doença), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do CRM (Conselho Regional de Medicina), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O primeiro dia de aplicação do Enem 2020 impresso ocorreu no último domingo, 17 de janeiro. O Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.