Com mudança em planejamento, desembarque das vacinas no RS ocorre na noite desta segunda-feira

Voo deve sair do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 18h

Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

O aguardado desembarque das 341 mil doses de Coronavac, concedidas ao Rio Grande do Sul pelo Ministério da Saúde, passou por mudança de planejamento. O transporte das unidades do imunizante será realizado pela Azul Linhas Aéreas, em um voo que partirá do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 18h desta segunda-feira.

A informação foi confirmada à equipe da Rádio Guaíba pela assessoria de imprensa da companhia. Dessa forma, a aeronave deve pousar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 20h25min. Inicialmente, havia a expectativa de que o transporte fosse realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) – fato que não se consolidou. O governo do Estado confirmou a modificação de planos para a entrega, mas não deixou claro o motivo.

O Piratini pretende dar início à campanha de imunização ainda hoje, em um evento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma técnica em enfermagem, que atua na instituição hospitalar da Capital, receberá a primeira dose de forma simbólica. A distribuição para os outros 17 centros regionais de saúde deve acontecer em seguida.

Segundo o governador Eduardo Leite (PSDB), que concedeu uma entrevista exclusiva à Rádio Guaíba após a solenidade de entrega das doses, em São Paulo, todas as prefeituras gaúchas deverão ter em mãos o contingente proporcional à população em um prazo de 36 horas a contar do desembarque em solo gaúcho.