Em meio a pandemia, 5,7 milhões fazem hoje primeira prova do Enem

Após ações de Justiça e pedidos de adiamento, exame será realizado seguindo protocolos de biossegurança contra Covid

Foto: Valter Campanato/ABr

Em meio a pandemia de coronavírus, após uma série de ações na Justiça e pedidos de novo adiamento, a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo (17).

A edição deste ano do Enem conta com 5,78 milhões de estudantes inscritos que vão encarar uma maratona de 5h30 de prova. Os participantes responderão a questões de múltipla escolha de Linguagens e Ciências Humanas e terão de elaborar uma dissertação. No próximo domingo (24), os estudantes enfrentam as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Neste primeiro dia, os estudantes responderão a 45 questões de Linguagens e 45 de Humanas, sendo 90 questões por dia de prova.

Vale o fuso horário de Brasília, estudantes da região Norte devem prestar atenção nas orientações dadas pelo MEC (Ministério da Educação).  Os portões abrem às 11h30 e fecham pontualmente às 13h. As provas começam às 13h30. A partir das 18h30 é possível sair com o caderno de provas e a prova chega ao fim às 19h.

O gabarito oficial deve ser divulgado no dia 27 de janeiro.

Regras Sanitárias

Como medidas de segurança para evitar o contágio de coronavírus, os portões serão abertos meia-hora mais cedo do que o previsto no edital, às 11h30 para que não haja aglomeração. A distância de 1,5m deverá ser mantida entre os participantes.

Durante todo o tempo que os estudantes estiverem nos locais de prova deverão usar máscaras cobrindo o nariz e a boca. Caso não seja usada da forma correta, o candidato será desclassificado. Quem estiver sem máscara, não poderá entrar no local.

A máscara só poderá ser retirada para a identificação dos participantes, para comer um lanche leve e beber água. Toda vez que retirarem a máscara, os estudantes deverão higienizar as mãos com o álcool em gel para depois posicionar a máscara. O álcool é fornecido pelos organizadores, mas os participantes poderão levar um frasco próprio para a prova.

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), estarão dispostas de forma a assegurar a distância entre os participantes.

O que levar

Para a prova, os candidatos não podem esquecer de levar caneta esferográfica transparente com tinta preta, um documento original com foto, além da máscara. Lanches leves e garrafa com água mineral também estão liberados.