Em mutirão de limpeza, Melo rebate críticas: “o prefeito está aqui para mostrar que o lixo não caiu do céu”

Político convidou voluntários para retirada do lixo acumulado na Orla do Guaíba

Foto: Prefeitura de Porto Alegre/Reprodução

Após convocar a população para um mutirão de limpeza na Orla do Guaíba, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), compareceu à mobilização na manhã deste sábado (16). Usando máscaras e luvas de proteção, o político ajudou no recolhimento de resíduos, como garrafas plásticas e latas.

Criticado nas redes sociais após a publicação de um vídeo no qual retira uma placa de um poste, Melo rebateu as acusações de que adota uma postura populista. Segundo o emedebista, ele tenta dar o exemplo de que as intervenções do tipo são feitas por cidadãos – sem a intenção de promover aglomerações.

“O prefeito está aqui para mostrar que isso não caiu do céu. Isso é fruto da mão humana, da mente humana, que joga lixo nos arroios e nas ruas, provocando o entupimento de bueiros quando há enchente. Esta é a realidade. Nossa equipe não cuida sozinha da cidade. Então, eu apelo que a população nos ajude”, pediu o prefeito da Capital.

Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pelo menos oito toneladas de lixo foram recolhidas na Orla do Guaíba nesta semana. A situação é mais comum nos trechos que ainda não foram revitalizados – como, por exemplo, a faixa de areia próxima ao Anfiteatro Pôr do Sol.

“Eu enxergo aqui no mínimo 50 sacos recolhidos nesse mutirão de voluntários. Todos nós viemos com luvas, todos nós viemos com máscaras, e todos nós aqui estamos dando a nossa demonstração de amor à cidade. Quem ama, cuida. Esse é o caminho. Quero ser um prefeito ‘embelezador’ para Porto Alegre”, declarou Sebastião Melo.

O mutirão, classificado como “pedagógico”, é realizado no trecho da orla entre a Fundação Iberê Camargo e o estádio Beira-Rio. Os voluntários que compareceram ao local receberam, do Poder Público, sacos plásticos de 100 litros para a coleta do lixo acumulado. Seis garis, dois caminhões e uma motosserra foram cedidos à iniciativa pelo DMLU.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile