Ministério obtém cilindros para bebês do AM na UTI por mais 48h

Estado vive colapso na saúde

Foto: Erikson Andrade / SSP-AM

O Ministério da Saúde conseguiu nesta sexta-feira cilindros de oxigênio para manter 61 bebês prematuros por mais 48h em leitos de UTIs em Manaus (AM). A medida atende a uma solicitação do governo do Amazonas para recém-nascidos que estavam no limite de oxigênio. O ministério informou que manterá o monitoramento do estado de saúde dos bebês e enquanto busca mais balas de oxigênio para que os prematuros não precisem ser transferidos para outros estados.

A pasta informa que articulou com estados e municípios a disponibilidade inicial de 56 leitos de UTI que poderão receber os recém-nascidos, caso seja necessário. Serão 25 em Curitiba (PR), 11 em Vitória (ES), nove em Imperatriz (MA), quatro em Salvador (BA), três Feira de Santana (BA), um em Ariquemes (RO) e três no município de Macapá (AM).

O governo afirmou que prestará apoio ao processo logístico de remoção, junto às secretarias de Saúde e municipais. “Os bebês que serão transportados seguem critérios clínicos definidos pelas equipes médicas, e serão acompanhados de profissionais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagens para prestar todo apoio aos prematuros”, afirma o ministério.