RS garante capacidade de armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19

Ao todo, Rio Grande do Sul tem 96 equipamentos capazes de armazenar até 10 milhões de doses

Ao todo, são 96 equipamentos em funcionamento em todas as regionais da SES | Foto: Divulgação/SES

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) garantiu que o Estado tem capacidade de armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19. Para isso, segundo a pasta, desde dezembro do ano passado 43 novas câmaras frias usadas para a conservação dos imunizantes foram repassadas às 18 coordenadorias regionais, com objetivo de agilizar a logística.

Ao todo, o Rio Grande do Sul possui 96 equipamentos em funcionamento para o armazenamento das vacinas em todas as regionais da secretaria. Segundo a pasta, somada à estrutura da Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, a capacidade total de armazenamento é para até 10 milhões de doses.

Mesmo assim, a secretaria afirma que os lotes previstos serão em menor quantidade, e que os imunizantes vão ser distribuídos aos municípios de imediato, não sendo necessário o armazenamento. No entanto, a capacidade de armazenar grandes quantidades de doses é importante, pois também garante a sequência, em paralelo, do atendimento da rede às demais vacinas e imunobiológicos previstos nos calendários de vacinação de crianças e adultos. A previsão é de que a vacinação comece no país no próximo dia 20.

Distribuição

Assim que as doses chegam ao Estado, seguem para a Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi). Segundo a SES, no local é feita a separação para as regionais, conforme os critérios populacionais dos grupos a serem vacinados e de acordo com o volume recebido. Do local, partem os caminhões para as 17 regionais do interior, para a regional com sede na Capital e para a central de armazenamento da Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Para garantir agilidade ao processo, a Secretaria Estadual da Saúde também prevê as entregas diretas para os dois maiores municípios de cada regional. Assim, o cronograma seria de 55 destinos para o envio: 18 coordenarias e 37 municípios. Os municípios que não receberem diretamente o seu lote, farão a retirada na regional de sua abrangência conforme a agenda programada.

A pasta calcula que o tempo estimado entre as chegadas das doses ao Rio Grande do Sul, a separação, o envio para os municípios e regionais e o abastecimento das cerca de 1,8 mil salas de vacinas é de menos de uma semana, podendo ser menor de acordo com as distâncias para a capital e os cronogramas de distribuição.

Centrais de Rede de Frio da Secretaria Estadual da Saúde

Ceadi (Porto Alegre)
Estrutura: duas câmaras refrigeradas fixas e um contêiner externo
Capacidade: 5 milhões de doses

Coordenadorias Regionais de Saúde (em 18 municípios)
Estrutura: 86 câmaras de 500 litros e 10 de 1.500 litros.
Capacidade: 5 milhões de doses