Após reunião com Pazuello, Melo manifesta preocupação com número de vacinas destinadas a Porto Alegre

Prefeito projeta que apenas 14 mil doses chegarão à cidade na primeira fase do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19

Melo participou virtualmente de audiência com o ministro da Saúde. Foto: Mateus Raugust/Prefeitura de Porto Alegre

A reunião do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, com os prefeitos das maiores cidades brasileiras confirmou a tendência de que a vacinação contra a Covid-19 começa, em todo o Brasil, na próxima quarta-feira (20). Mas o número de doses disponibilizadas na primeira fase da força-tarefa preocupa os chefes do Executivo nos municípios.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi um dos gestores a se manifestar no encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (14). Ele projeta que a Capital vá receber apenas 14 mil doses nas próximas semanas – número bem abaixo do necessário para a aplicação nos grupos de risco do coronavírus.

“Nós contamos com uma população acima de 75 anos que não é pequena, além dos trabalhadores da saúde e aqueles que estão nos asilos. Só entre essas camadas sociais, temos mais de 150 mil pessoas. Então, teremos que tomar algumas decisões. Segundo o ministro, as cidades estão proibidas de comprar vacinas”, lamenta Melo.

O encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), contou com representantes de 130 municípios. Pazuello reforçou que oito milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis até o final do mês: dois milhões da Oxford/AstraZeneca, distribuída pela Fiocruz; e seis milhões da CoronaVac, do Instituto Butantan.

As doses da Fiocruz devem chegar aos Estados na segunda-feira. Elas vêm ao Brasil em um avião de carga, operado pela companhia aérea Azul, que parte em direção à Índia na noite de amanhã. A previsão de retorno é no próximo sábado (16). O Instituto Butantan, por sua vez, já está em posse do material.

“Porto Alegre está preparada para receber a vacina, juntamente com as universidades, o Exército Brasileiro e os parceiros da rede pública, privada e conveniada. Vamos continuar trabalhando, muito prontamente, para que a vacina chegue logo para nós também”, ressaltou o prefeito da Capital.

Número de doses deve aumentar nos próximos meses

Os prefeitos que participaram da reunião com Pazuello revelaram que a estratégia do Ministério da Saúde prevê a disponibilização de 30 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 até o fim de fevereiro. Segundo as previsões da pasta, esse número deve chegar a 80 milhões ao fim do mês de abril.

As seringas e agulhas, por outro lado, devem ficar sob a responsabilidade dos governos estaduais e municipais. No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) já anunciou que o Estado possui 14,5 milhões de seringas, que seriam usadas na campanha contra a gripe, e terão a circulação antecipada em razão da imunização em caráter emergencial.