Secretaria Estadual da Saúde afirma que RS está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19

Arita Bergmann se reuniu nesta quarta-feira com diretores e técnicos da Secretaria da Saúde para acertar os detalhes do plano estadual

Em reunião nesta quarta, equipe da Secretaria da Saúde alinha estratégias para a logística de vacinação no RS | Foto: Marília Bissigo / Ascom SES

Em reunião n

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, garantiu que o Rio Grande do Sul está preparado para iniciar o processo de vacinação da população contra a Covid-19. Ela se manifestou, nesta quarta-fira, em reunião com diretores e técnicos da pasta. O encontro foi realizado para detalhar as estratégias para o plano estadual, já que a previsão é de que a campanha de vacinação se inicie na segunda quinzena deste mês.

Durante a reunião, a secretária informou ainda que o Ministério da Saúde tem intenção de adquirir todas as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e fará a distribuição das doses de forma igualitária entre os Estados. A partir daí, o governo estadual irá distribuir aos municípios uma quantidade proporcional à população a ser vacinada.

Presente no encontro, a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina-Bastos, disse que o processo de vacinação contra a Covid-19 será o mesmo de outras campanhas de imunização, como a da influenza, realizada anualmente.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas sejam vacinadas na primeira etapa. Os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares que serão separados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; e de 70 a 74 anos); além de indígenas e quilombolas.

Ainda segundo a SES, a indicação de horários e locais para a vacinação devem ser definidos pelas gestões municipais, com objetivo de encontrar melhores formas e evitar aglomerações.

Insumos

Em relação às agulhas e seringas, a SES terminou 2020 com um estoque de 4,5 milhões de seringas, e foram adquiridas mais 10 milhões. A entrega desses insumos aos municípios será feita por escala e integrada com a distribuição da vacina. De acordo com a secretária, esses itens, além da possibilidade de recebimento de agulhas e seringas do Ministério da Saúde somados aos estoques dos municípios, serão suficientes para atender toda a demanda da vacinação contra o coronavirus e de contemplar todas as outras campanhas do calendário básico de vacinação que ocorrem paralelamente.

Armazenamento

Conforme o governo, o Estado tem capacidade adequada tanto em Porto Alegre como nas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) para armazenar e conservar as vacinas da Covid.

Nas últimas semanas, a SES fez a entrega de 43 câmaras de conservação no interior. Somadas às já existentes nas CRS, agora totaliza estrutura de 96 câmaras refrigeradas.

Distribuição

A rede de logística de vacinação do Rio Grande do Sul é formada por 18 Centrais Regionais de Frio (uma em cada CRS), uma Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi), dois Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) – um estadual e um do município de Porto Alegre. Também há cerca de 1.800 salas de vacinas em todo o Estado.

A Ceadi tem área de armazenamento de 160 m³, composta por duas câmaras frigoríficas fixas (total de 94 m³) e um contêiner externo auxiliar (59 m³), todos funcionando em temperatura na faixa de 2°C a 8°C. De imediato, é possível armazenar até 3 milhões de doses de vacina. Para a distribuição pelo Estado, a Ceadi tem um caminhão baú refrigerado, com capacidade de transportar até 600 mil doses por vez. Mais um caminhão baú chegará em fevereiro, e há possibilidade de locação de mais dois veículos e parceria com empresas privadas ou órgãos estatais.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile