Ao menos 196 mil clientes seguem sem energia no RS após temporal

RGE ainda contabiliza 71 mil pontos desabastecidos, a maioria na região metropolitana

Região Sul do Estado foi um dos mais atingidos com o temporal | Foto: Ecosul / Divulgação / CP

Cerca de 196 mil clientes do Rio Grande do Sul seguem sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (12), após a passagem do temporal por várias regiões do Estado. Na área de concessão da CEEE, o número caiu de 140 mil para 125 mil. Já na da área RGE, a informação é de que os 71 mil do início da manhã seguem sem energia.

As cidades das regiões Sul, Litoral Sul, Centro-Sul e Metropolitana foram as mais afetadas. A situação mais crítica de falta de energia elétrica é no Sul, onde há 75 mil usuários do serviço seguem sem abastecimento, segundo informações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

O problema está presente em menor escala no Litoral Sul, que tinha 8 mil clientes sem luz, no começo da manhã e aumento para 9 mil. Na região Centro-Sul, 14 mil seguem sem luz, e na região Metropolitana cinco mil tiveram a volta da energia, mas 25 mil ainda estão desabastecidos.

As equipes da CEEE seguem nas ruas para solucionar os problemas. Árvores que caíram romperam redes, além de postes que ficaram danificados em função da chuva e dos ventos. Ainda não há prazo para a normalização do fornecimento da luz.

Na área da RGE, às 10h14min, os mesmos 71 mil clientes registrados no início da manhã seguiam sem fornecimento, a maioria na região Metropolitana. Há casos, também, nas regiões Central e Fronteira. A empresa informa que está trabalhando nos consertos da rede para restabelecer a energia no menor tempo possível e alerta para a possibilidade de novos temporais.

A RGE alerta para que ninguém tente religar a energia por conta própria e também não toque em nenhum equipamento elétrico, evitando acidentes que podem ser graves e até fatais.