Dezembro registra doação recorde para Banco de Alimentos da Ceasa

Volume foi o dobro do mesmo período de 2019

Foto: Ceasa

O mês de dezembro registrou número recorde de doações em 2020 ao Banco de Alimentos da Ceasa: 202,6 toneladas de frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis. O Banco de Alimentos distribui hortifrutigranjeiros para instituições assistenciais e famílias carentes cadastradas no programa social Prato Para Todos.

Do total das doações, feitas em sua maioria por permissionários da Ceasa, 103,9 toneladas de hortifrutis foram repassadas para creches, associações comunitárias, asilos e para pessoas de baixa renda.

Além de dezembro ter sido o mês com a maior quantidade arrecadada no ano passado, o volume foi 144% superior às 81,7 toneladas de hortifrutigranjeiros recebidas em dezembro de 2019. “Os números servem de alento para um ano de muitas dificuldades e são sinal de esperança para os meses que virão”, pontua a coordenadora do Banco de Alimentos, Rosandrea Vargas.

A Emater/RS-Ascar, que mantém parceria técnica com a Ceasa, destinou 3.585 kg de alimentos não perecíveis para a campanha social desenvolvida pela companhia com apoio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS). Todos os meses são entregues kits com produtos da cesta básica e hortifrútis para idosos cadastrados no programa Prato Para Todos que estão em isolamento social em virtude da pandemia.

Rosandrea acredita que as festas de final de ano estimularam a solidariedade de produtores e atacadistas para ações desta natureza, tendo inclusive aumentado o número de doadores. “Por isso, queremos agradecer uma vez mais aos permissionários que ajudam a manter ativo este programa de grande relevância social, que leva comida de graça para a mesa daqueles que não têm condições de comprar os alimentos”, destaca.

A distribuição (Dezembro de 2020)
Hortifrútis doados pelos permissionários: 199.081 kg

Desse total:

— 95.786 kg de frutas, legumes e verduras foram distribuídos para 133 entidades assistenciais, contemplando a alimentação de 68.793 pessoas.

— 4.650 kg foram repassados para 68 famílias, beneficiando 240 pessoas.

— Os restantes 98.645 kg de hortifrútis, considerados impróprios para consumo, foram enviados para alimentação de animais das fazendas terapêuticas que acolhem, tratam e recuperam dependentes químicos que atuam como voluntários do programa social da Ceasa.

Alimentos não perecíveis destinados pela Emater/RS-Ascar: 3.585 kg

— 3.585 kg de feijão, arroz, lentilha, farinha de rosca e outros produtos, foram entregues para idosos em isolamento social.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile