O secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, anunciou nesta quarta-feira a possibilidade de ativação de mais de 100 leitos de UTI para atendimento de casos de Covid-19 em Porto Alegre. A medida ocorre após reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde, nessa terça-feira. Sparta disse que a ideia é garantir atenção completa para casos complexos que possam ocorrer após o período das festas de fim de ano.
“Nestes dois dias, analisamos todas as informações disponíveis e realizamos reuniões com representantes de hospitais para avaliar a possibilidade de ativação destes leitos no curto prazo”, afirmou Sparta. Devem ser reabilitados leitos hospitalares que haviam sido direcionados para atendimento de outras enfermidades no período em que a taxa de ocupação de UTIs por coronavírus esteve em menor nível.
O secretário declarou que todos os esforços estão sendo direcionados para que a rede de saúde do município esteja preparada se houver qualquer aumento de casos. Mauro Sparta ressaltou que a secretaria segue acompanhando os dados e, nos últimos dias, a tendência foi de queda.
Na tarde desta quarta-feira, o dashboard de monitoramento de UTIs de Porto Alegre, uma ferramenta de gerenciamento de informações, apontava 275 pacientes confirmados com coronavírus ocupando leitos de UTI. O número é o menor dos últimos 30 dias. Os casos suspeitos chegam a 26, enquanto que quatro pessoas com a doença confirmada aguardam por leitos. O levantamento ainda mostra 16 pessoas em ventilação mecânica fora das unidades de terapia intensiva e outras 29 já diagnosticadas que esperam por atendimento intensivo. No total, as unidades da Capital têm 680 pacientes internados nas 814 vagas disponíveis, com 18 bloqueados.