A Prefeitura de Uruguaiana volta-se a ações visando o desenvolvimento do turismo com destaque ao segmento de compras. A implantação dos free shops impôs um novo formato de negócios na região e o incremento no turismo de compras. Para que haja uma ampliação do setor, mesmo com os números de 2020 sendo positivos, há ainda um longo caminho a ser percorrido, diz o prefeito Ronnie Mello.
Nesta terça-feira, uma reunião realizada no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul serviu para debater com os representantes das áreas, ações conjuntas que viabilizem um crescimento maior do número de turistas na cidade. O prefeito disse que o município vem alcançando um número excelente na recepção de turistas. “Mas devemos nos preparar mais, pois a tendência é de que o crescimento em 2021 seja ainda mais acentuado”, lembrou.
Conforme a Delegacia da Receita Federal em Uruguaiana, se analisados os últimos três meses do ano, 2020 obteve um resultado 40% superior ao faturamento em comparação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, as lojas de Uruguaiana fecharam o ano com vendas que alcançaram US$ 9 milhões. Para alavancar os índices do turismo de compras em Uruguaiana para 2021, a iniciativa de um grupo de empresários é tornar possível a venda de pacotes de viagens a valores abaixo do custo do mercado, com a inclusão no roteiro das lojas francas, comércio em geral, hotéis, bares e restaurantes.
“Queremos com a união de todos, divulgar a marca “Uruguaiana”, em Porto Alegre e no restante do Estado, para que a rota do turismo de compras contemple Uruguaiana como a “capital” dos free shops do país”, disse José Pedro Teixeira, diretor da empresa Planalto Transportes, que está à frente do Projeto Bate e Volta.
As duas primeiras viagens, reunindo turistas de Porto Alegre, Santa Maria e São Borja, estão previstas para acontecer nos dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro. O denominado pacote “Bate e Volta”, idealizado pela Planalto, deverá custar R$ 180, com saída de Porto Alegre. Ao chegar a Uruguaiana, os turistas visitarão todas as lojas free shops, com retorno marcado para o final da tarde do mesmo dia. A meta também é inserir no projeto hotéis e restaurantes locais, tornando viável a proposta de viabilidade do turismo gastronômico. Para isso, o setor deverá ser convocado em breve para possíveis propostas de inclusão.