Argentina suspende comercialização de grãos

Medida ocorre como forma de protesto contra governo local, que encerrou temporariamente exportações de milho

Foto: Divulgação/Esalq

O governo da Argentina suspendeu temporariamente as exportações de milho na safra 2020/21. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do país afirmou que a decisão é baseada “na necessidade de garantir o fornecimento de grãos internamente para setores que os utilizam como matéria-prima nos seus processos de transformação, basicamente a produção de proteínas animais como porco, frango, ovos, leite e confinamento, onde o cereal representa um componente significativo de seus custos de produção.”
Os produtores argentinos não concordam com a medida e estão se organizando para protestar. As quatro entidades que compõem a Comissão de Enlance rejeitam a decisão do governo.
Diante disso, as Confederações Rurais da Argentina, a Sociedade Rural e a Federação Agrária decidiram suspender a comercialização de todos os grãos a partir da meia-noite da próxima segunda-feira, até às 23h59 da quarta-feira, dia 13. A Confederação Intercooperativa Agropecuária optou por não participar.
Como o milho safrinha só entra a partir de junho, alguns estados, especialmente da região sul, poderão ter que importar o cereal dos Estados Unidos.