Rede municipal de Porto Alegre retorna às aulas presenciais em 22 de fevereiro

Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Especial e EJA entrarão em férias em 11 de janeiro

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

A prefeitura de Porto Alegre definiu que os alunos da rede municipal entrarão em férias escolares a partir de 11 de janeiro. Em entrevista coletiva nesta terça-feira, a secretária municipal da Educação, Janaina Audino, também informou que o retorno às aulas presenciais ocorre em 22 de fevereiro para alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Especial e de Jovens e Adultos (EJA). Não há garantia de que, até lá, professores e servidores de escolas possam ter sido imunizados contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal da Educação projeta que o planejamento e a elaboração do calendário letivo para o ano de 2021 sejam definidos entre 10 e 12 de fevereiro. Já nos dias 18 e 19 acontece a formação pedagógica, que segue em planejamento.

“A Secretaria está adotando diversos instrumentos digitais para agilizar a coleta de dados sobre os cenários e as proposições de solução”, disse Janaina.

Segundo ela, o calendário escolar levou em conta análise do contexto escolar e da legislação que valida 800 horas letivas em formato on-line, em razão da pandemia de coronavírus. Também considera o resultado de conversas com a comunidade escolar e entidades e o fim do contrato, em 15 de dezembro, com a Multiclean, empresa terceirizada para serviços de limpeza e cozinha nas instituições de ensino – o que demanda um novo processo de seleção.