RS conta com 64 ultrafreezers em universidades para armazenar vacinas da Covid

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia realizou levantamento para mapear disponibilidade

Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Um levantamento da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) contabilizou 64 ultrafreezers, em 16 universidades do Rio Grande do Sul, para armazenar doses das vacinas contra a Covid-19. Alguns dos imunizantes exigem conservação a pelo menos -70°C.

O mapeamento vai servir como apoio à Secretaria Estadual da Saúde (SES) no momento de organizar a logística da imunização. Ainda não existem vacinas sendo aplicadas no Brasil.

A iniciativa partiu do Comitê de Dados do RS, coordenado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb. “Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado a favor da sociedade”, afirmou.

Em 18 de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) anunciou ter colocado à disposição do Ministério da Saúde freezers capazes de armazenar até quatro milhões de doses.

Foram identificadas 15 unidades de ultrafreezers, onde os imunizantes podem ser armazenadas em temperatura de -80°C. A maioria encontra-se no Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Outras cinco, em processo de compra, devem chegar até o início de fevereiro.