A entrega oficial das readequações de estrutura do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas ocorreu, nesta terça-feira, em Porto Alegre. A reforma aumentou em 89% a capacidade de atendimento da instituição, graças a um convênio com o Hospital São Lucas, que fechou o serviço de maternidade. O Hospital Presidente Vargas dispunha de 98 leitos na área materno infantil e psiquiatria. Com a reforma, ganhou mais 87 e contar com 185 leitos em operação.
O evento contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan Júnior, do secretário de Saúde, Pablo Stürmer, da direção da instituição de saúde e de representantes do Hospital São Lucas, da PUCRS. Marchezan destacou que a parceria surgiu como uma oportunidade intermediária para solucionar problemas e ampliar a oferta de recursos humanos na instituição.
“Priorizamos o interesse da população que mais precisa e o resultado é uma agregação de valor ao prédio, aos profissionais de saúde, em resolutividade dos serviços. E isso só foi possível graças à qualificação técnica da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a capacidade de entender e atender o próximo”, afirmou o prefeito na entrega. O prefeito ressalta que nesses quatro anos 150 mil pessoas que nunca tinham acessado o Sistema Único de Saúde (SUS) utilizaram a rede.
O secretário Stürmer, também no evento, afirmou que as parcerias com instituições privadas possibilitaram avanços em oferta de serviços e estruturas de saúde.
Para a diretora-geral do HMIPV, Adriani Galvão, o convênio resolveu gargalos internos e fica como legado. “É uma honra encerrar a gestão com esta entrega”, completa. Já o diretor-geral do São Lucas, Leandro Batista Firme, afirmou que a parceria inovadora é benéfica para toda a sociedade.