Mais de 10% dos contribuintes já pagaram o IPVA; antecipação termina na quarta-feira

Estado já arrecadou R$ 343 milhões. Metade do montante será repassado aos municípios

Foto: Alina Souza / CP Memória

Os descontos oferecidos para os motoristas que quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) antes da virada do ano já fizeram com que mais de 10% dos contribuintes optassem pelo pagamento antecipado. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ), pelo menos 317,1 mil veículos já estão com o tributo referente a 2021 em dia. Com isso, já foram arrecadados R$ 343 milhões.

Metade do montante fica nos cofres do Governo do Estado – que deve manter o pagamento integral dos salários dos servidores, nos primeiros meses do próximo ano, a partir dos recursos. O restante do valor é repassado às prefeituras, de acordo com o emplacamento. O regime de pagamento antecipado vai até a quarta-feira (31), último dia para quem quiser aproveitar os 3% de desconto e o preço menor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF).

A partir de 1º de janeiro, a taxa será atualizada em 3,54%. Conforme o Palácio Piratini, o imposto pode ficar ainda menos salgado para os contribuintes que têm direito aos benefícios de Bom Motorista, que abate até 15% do valor do tributo, e Bom Cidadão, que dá até 5% de desconto. Se o proprietário de veículo tiver direito a todos os descontos máximos, a redução pode ser de até 25% no valor do tributo.

Quem não quiser antecipar a quitação do IPVA ainda pode aderir ao parcelamento com desconto de 3% na primeira parte do valor, que precisa ser quitada até o dia 29 de janeiro. Nesse modelo, as outras duas parcelas teriam redução de 2% e 1%, com vencimento em fevereiro e março, respectivamente. O calendário de pagamento do IPVA 2021 se encerra em abril, conforme o final da placa de cada veículo.

Pagamento do DPVAT segue indisponível

As guias do imposto ainda não contemplam os valores do seguro obrigatório, que é administrado pela Líder. O Governo do Estado ainda não informou qual será o procedimento para a quitação do item no caso de quem optar pela integralização antecipada do tributo. A tendência é de que o pagamento seja posterior, assim como aconteceu no ano passado.

Para quitar o IPVA, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. Junto com o imposto, é possível pagar a taxa de licenciamento e as multas pendentes. Entretanto, o Detran/RS orienta que os motoristas aguardem para pagar o CRLV, em razão da polêmica envolvendo o fim da impressão do documento.

A quitação é feita por meio das agências do Banrisul, Bradesco, Santander e Sicredi. Na Caixa, apenas as agências lotéricas aceitam o pagamento. Já no Banco do Brasil, a integralização é possível somente para os clientes. Em todos os bancos há possibilidade de pagamento on-line por meio dos serviços de home banking.