Dutra defende digitalização dos serviços para garantir proximidade aos moradores de Porto Alegre

Jornalista assume a coordenação de Comunicação da prefeitura em 1º de janeiro

Foto: Gabinete de Transição/Divulgação

Anunciado na véspera do Natal como o próximo coordenador de Comunicação em Porto Alegre, o jornalista Flávio Dutra já definiu as prioridades do setor no governo de Sebastião Melo (MDB). Apesar da pasta ter perdido o status de secretaria, ela ainda é considerada estratégica – já que é o instrumento usado pela prefeitura na aproximação com os moradores da cidade.

Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, nesta sexta-feira (25), o profissional ressaltou que é preciso minimizar a ocorrência de erros na hora de transmitir as mensagens. Questionado sobre a polêmica envolvendo a campanha publicitária de combate à Covid-19 na Capital, que provocou a abertura de um processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Dutra reiterou a importância da transparência.

“A comunicação precisa ter caráter informativo, educativo e de orientação social. Se usarmos esses critérios, não temos como errar. Também precisamos, de alguma maneira, prestar contas à população. Todo o processo precisa ser feito de uma forma bastante transparente, verdadeira e levando em consideração o interesse público”, declarou o novo coordenador de Comunicação de Porto Alegre.

Aos 70 anos, Flávio Dutra assume a função na prefeitura da Capital pela terceira vez. Sua última passagem no Paço Municipal foi, justamente, no período em que Melo ocupou a cadeira de vice-prefeito – durante o governo de José Fortunati. O jornalista também foi secretário de Comunicação no Governo do Estado, superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa e assessor no Senado Federal.

Digitalização de serviços

O primeiro objetivo da nova coordenadoria de Comunicação é ampliar a presença do Executivo na Internet. As redes sociais serão usadas para aproximar os governantes da população. Dutra, que também garante a realização de encontros entre o prefeito-eleito e os moradores das mais diferentes regiões da cidade, é mais um membro da administração que reforça a ideia de tornar prioridade o equilíbrio entre saúde e economia.

“Essa busca vai nortear as primeiras ações do Governo. Ao assegurar que a atividade econômica possa fluir, se desenvolvendo com todos os cuidados necessários em meio à pandemia, garantimos a geração de emprego e renda. Esse, talvez, seja o problema social mais importante na atualidade”, pondera. O profissional assume o cargo, oficialmente, somente após a virada do ano.