Os moradores dos bairros Santa Rosa de Lima e Sarandi realizaram, nesta segunda-feira (21), um novo protesto contra o fechamento das unidades de saúde Jenor Jarros e Vila Elizabeth, ambas na zona Norte de Porto Alegre. A manifestação foi feita na frente do postos de saúde que amanheceram fechados e sem atendimento à população.
Giane Dewes, integrante do Conselho de Saúde Local do bairro Santa Rosa de Lima, disse que a comunidade precisa do posto de saúde da rua Arnaud Sampaio aberto e funcionando porque o local possui muitos idosos, pessoas acamadas e gestantes. “As pessoas idosas têm muita dificuldade para se locomover até o posto de saúde Ramos onde está sendo feito o atendimento dos moradores que consultavam no Jenor Jarros”, ressaltou.
A aposentada Vera Moraes informou que os moradores estão na luta pela construção do posto de saúde novo em um terreno ao lado do Jenor Jarros ou no terreno da escola estadual Bento Gonçalves. “Não queremos o fechamento da unidade de saúde que é tão importante para a comunidade do bairro Santa Rosa de Lima”, destacou.
A pedido do Ministério Público, a Justiça determinou através de liminar no dia 17 de dezembro, a reabertura das unidades de saúde Jenor Jarros, Vila Elizabeth, Laranjeiras e Pitinga, em Porto Alegre, no prazo de 72 horas. Além disso, em 15 dias, deverão ser apresentados os estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e parecer técnico, cujo teor demonstre que a junção dos territórios adstritos das unidades fechadas com os das respectivas unidades que passarão a atendê-las (unidades de saúde Ramos, Clínica de Saúde da Família José Mauro Ceratti Lopes, US Morro Santana e US Nova Brasília) comportarão as limitações físicas, estruturais e de pessoal, sem prejuízo à realização das atividades das equipes e do trabalho de cada profissional.
Cartazes e mensagens
Na unidade de saúde Vila Elizabeth, os moradores foram até a sede da instituição de saúde na rua Paulo Gomes de Oliveira, no bairro Sarandi, protestar pelo fato do local não ter sido aberto. “Chegamos cedo para informar as pessoas que vieram em busca de atendimento e não sabiam do fechamento do posto”, explicou Roselaine Modesto de Pádua, integrante do Conselho Local de Saúde da Vila Elizabeth.
Pedido de reconsideração
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que fez um pedido de reconsideração ao Ministério Público e que serão prestadas informações sobre os postos de saúde. Com referência aos novos locais de atendimento, a secretaria diz que possuem estrutura maior e com condições adequadas sanitárias para atendimento, além de ter ocorrido a ampliação das equipes de saúde. A secretaria explicou que o atendimento no posto Jenor Jarros está sendo feito a partir de agora na unidade de saúde Ramos.