O momento é de instabilidade. Depois da eliminação para o Santos na Libertadores, o Grêmio não conseguiu mais do que um empate em 1 a 1 com o Sport, sábado, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão. Clube pernambucano é o 15º colocado na competição e está a um ponto do Vasco da Gama, primeiro clube na zona de rebaixamento. Dois jogos que deixam um ar de preocupação às vésperas do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o São Paulo, na quarta-feira.
O técnico Renato Portaluppi terá dois dias para recolocar a equipe nos trilhos e retomar o bom futebol que foi visto recentemente, mas que nas últimas partidas não apareceu. “A partir de amanhã (ontem) vamos respirar o São Paulo. O Grêmio está em uma semifinal e isso precisa ser valorizado”, destacou o treinador após o empate em Recife.
A Copa do Brasil passa a ser a grande oportunidade para a equipe dar uma resposta e encerrar o ano com a vaga na final da competição. “Não pensem que pelo fato de ter sido eliminado da Libertadores, o Grêmio não está bem. Vão ser dois grandes jogos, a gente vai trabalhar bastante e ter uma entrega muito grande para que possamos dar essa alegria para o nosso torcedor”, garante Renato.
Ao contrário do que ocorreu no confronto com o Santos, quando se colocava o Grêmio como favorito, agora o favoritismo está do lado da equipe paulista. Ao menos esse é o discurso no vestiário gremista. “No centro do país há uma consciência de que o São Paulo é favorito. Mas aqui é o Grêmio, nós vamos com muito vigor e muita fibra buscar mais um título de Copa do Brasil”, diz o vice de futebol do Grêmio, Paulo Luz.
Treinador e dirigente afirmam que não há necessidade de remobilizar o grupo de jogadores. “O Grêmio está sempre mobilizado e trabalha para estar no seu melhor nível de comprometimento e entrega”, comenta Paulo Luz.
“O psicológico dos jogadores é muito bem trabalhado, eu sei como trabalhar a cabeça dos atletas, são jogadores inteligentes, que jogam em um grande clube. Essa conversa eu sempre tenho com os jogadores. E a cabeça já está bem melhor que após a eliminação para o Santos”, acrescenta Renato.
O time para quarta-feira não deve ter surpresas na escalação.