O governo gaúcho vai apresentar, por meio do Comitê de Operações Emergenciais (COE), um esboço do plano estadual de vacinação contra a Covid-19. O documento deve ser detalhado na terça-feira, na sede da Secretaria Estadual da Saúde (SES).
De acordo com a secretária Arita Bergmann, o Estado mantém diálogo permanente com o Ministério da Saúde, para garantir a disponibilidade do medicamento.
No entanto, segundo ela, a falta de informações concretas sobre a vacina por parte do governo federal estabelece dificuldades para o fechamento do plano de imunização. Ele vai prever, inclusive, a possibilidade de as farmácias auxiliem na aplicação da vacina.
A secretária voltou a frisar a necessidade de evitar aglomerações e usar máscara.
A equipe técnica do Programa Estadual de Imunizações, da Divisão de Epidemiologia do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), organiza e busca adequar a estrutura da rede de frio para armazenagem e distribuição das doses. Nesta sexta-feira, a Ufrgs disponibilizou se candidatou a ser o centro de logística e distribuição do medicamento no Rio Grande do Sul.