Por vaga na semi, Grêmio e Santos medem forças na Vila em duelo de tricampeões da Libertadores

Entrando em desvantagem, Tricolor confia no retorno de Jean Pyerre para se classificar nesta noite, às 19h15min

Tricolor precisa marcar na Vila Belmiro. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A vaga na semifinal da Libertadores será disputada em um estádio bastante emblemático, reunindo duas equipes que somam seis títulos da competição – três para cada lado. Grêmio e Santos entram em campo hoje à noite, às 19h15min, na Vila Belmiro, para o segundo jogo entre ambos nas quartas de final. O vencedor seguirá adiante em busca do tetra da América.

O Santos tem a vantagem do 0 a 0 por ter marcado gol na Arena. Se o placar for o mesmo do primeiro jogo (1 a 1), a decisão vai para os pênaltis. O empate também pode classificar o Grêmio, desde que seja a partir de dois gols. Se passar pela equipe paulista, o Tricolor alcançará a semifinal pela quarta vez consecutiva. Renato Portaluppi tem a consciência de que será preciso fazer mais do que se viu em Porto Alegre, onde o Grêmio foi inferior ao adversário.

“Não vamos mudar a nossa postura. Nosso time sempre tem muita posse de bola e ataca os adversários. Chegamos a essa fase jogando assim. Então, independente de onde vamos jogar, temos que manter a postura de sempre”, destaca o lateral-esquerdo Diogo Barbosa.

O Grêmio espera ter mais espaços na Vila Belmiro, já que na Arena a marcação santista esteve implacável. O time pode ter uma surpresa na escalação. O chileno Pinares é cogitado para iniciar a partida na extrema direita, posição na qual jogava na Universidad Católica. Maicon, com um problema na panturrilha, está fora. Jean Pyerre viajou com a delegação e, uma hora antes do jogo, sua presença deverá ser confirmada. Dessa forma, o meio-campo terá Matheus Henrique, Darlan e Jean Pyerre.

“Precisamos entrar em campo e fazer o que temos treinado, jogar da maneira que estamos acostumados. Vamos tentar ter o domínio do jogo para, posteriormente, fazer os gols. Vai ser um jogo muito difícil, mas o Grêmio tem condições de conquistar uma grande classificação”, completa Diogo Barbosa. No ano passado, o Tricolor viveu uma situação parecida nas quartas de final. No jogo de ida, perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na Arena. Na volta, no Pacaembu, venceu por 2 a 1 e voltou de São Paulo com a vaga às semifinais.

Cuca: “Temos que fazer a partida perfeita”

O Santos segue sem poder contar com o atacante Soteldo, que se recupera da Covid-19. Expulso no jogo de ida, na Arena, o volante Diego Pituca é outro desfalque. O técnico Cuca também tem dúvidas no time. O lateral-direito Pará e o volante Jobson, com dores musculares, podem ficar de fora. “Temos que fazer uma partida perfeita, sem erros, para sairmos classificados. Em um jogo como esse, não há favorito, é o tipo de partida que eu gosto. Acredito que será um confronto bem diferente do que foi em Porto Alegre”, comenta o atacante Marinho, principal jogador do Santos.

Libertadores – Quartas de final – Jogo de volta (Ida: 1×1)

Santos: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Jean Mota), Jobson e Sandry; Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.
Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan e Jean Pyerre; Pinares, Pepê e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi.
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Hora: 19h15min