Leitos de UTI do Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa seguem bloqueados

Medida foi tomada após um paciente da UTI Geral testar positivo para Covid-19

Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa | Foto: Brun Filmes / Emmanuel Denaui

O Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, no Litoral Norte, permanece com os leitos de UTI geral bloqueados para novos pacientes. A medida foi adotada após um paciente testar positivo para a Covid-19 e deve ser mantida até que o resultado dos testes dos servidores da casa de saúde sejam recebidos.

De acordo com a 18° Coordenadoria Regional de Saúde, o bloqueio dos leitos de UTI do hospital é um baque, já que a taxa de ocupação nas UTIs adulto na região é de 86,5%: dos 52 leitos disponíveis, 45 estão ocupados. Já os 77 leitos de UTI disponíveis para pacientes com coronavírus operam com taxa de ocupação pouco superior aos 70%.

Até o momento, o Litoral Norte já registrou 18.985 casos confirmados e 326 óbitos por Covid-19, sendo que os últimos 11 foram registrados no final da noite dessa segunda-feira, 15.

Impacto do novo decreto estadual

Hoje pela manhã, representantes da Associação dos Municípios do Litoral Norte estiveram reunidos com o secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, para falar sobre o novo decreto estadual, publicado na madrugada desta terça. Segundo a Amlinorte, um novo plano de cogestão deve ser elaborado pelos municípios de acordo com as regras propostas pelo governo, já que o Estado acatou a maioria das reinvindicações como: a flexibilização nos horários do comércio e da utilização das faixas de areia. A entidade garantiu que haverá fiscalização nesses locais, inclusive com apoio da Brigada Militar.

Na próxima quinta-feira, uma nova reunião virtual está agendada para tratar sobre a liberação para eventos particulares de final de ano, já que os organizados pelas prefeituras não irão ocorrer.