Apesar de avanço em IDH, Brasil perde 5 lugares em ranking mundial

País figura na 84ª colocação da lista do IDH, divulgado pela ONU (Organizações das Nações Unidas), depois de ficar no 79º lugar no ano passado

Brasil perdeu cinco colocações no indicador da ONU | Foto: Agência Brasil / CP

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil melhorou na passagem de 2018 para 2019, mas o país perdeu cinco colocações e agora aparece na 84ª posição no ranking mundial, divulgado pela Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (15).

Agora, o país possui um índice de 0,765, calculado com base em indicadores do ano passado – pouco acima dos 0,761 registrados no ano passado., quando o Brasil aparecia em 84º lugar.

No IDH, quanto mais perto de 1, maior é o desenvolvimento do país. Para o cálculo do IDH são levadas em consideração a expectativa de vida, nível de escolaridade e o PIB per capita. Os dados deste IDH ainda não contam com os impactos da pandemia do novo coronavírus nos países e foram calculados com base em 2019.

O Brasil aparece atrás de outros países da América Latina, como Colômbia (83º lugar), Peru (79º), México (74º), Uruguai (55º), Argentina (46º) e Chile (43º). Na América Latina, o país mais bem colocado é o Chile, com 0,851, apesar dos protestos populares e crise política que explodiu no país em setembro de 2019.

A Noruega lidera o ranking mundial de IDH deste ano, seguida por outros países europeus, como Suíça e Irlanda. Fechando a lista, está o Níger, na África.

A pontuação da Noruega é de 0,957, seguida pela Suíça e Irlanda, que empataram com 0,955.