O discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a inauguração da nova ponte do Guaíba, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira (10), foi marcado por comentários referentes às críticas feitas ao Governo nos últimos meses. Dentre outros temas, o político abordou a crise econômica e o combate à pandemia da Covid-19.
“Tivemos um aumento anormal em alguns produtos, como soja e arroz. Agora, é melhor ter uma inflação do que um desabastecimento. Se o homem do campo tivesse ficado em casa, seria um caos no Brasil”, declarou Bolsonaro. O presidente se referia ao último balanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que apontou 0,89% de inflação no mês passado.
O resultado é o pior em cinco anos, na comparação com todos os meses de novembro entre 2015 e 2020. Para Bolsonaro, a pandemia do novo coronavírus é a responsável pelo agravamento da situação. Entretanto, ele entende que a “pandemia está no finzinho no Brasil”, e que a doença poderia ter causado menos danos caso o Palácio do Planalto tivesse mais autonomia no assunto.
“Falavam que a hidroxicloroquina não tinha comprovação científica. Eu nunca disse isso. Mas é, sim, um remédio que pode ser usado”, opinou o presidente. Bolsonaro também comentou a troca na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado, pedindo que “Deus ilumine a escolha”. “A oposição é normal, e até faz parte. Mas não contra os interesses nacionais”, finalizou.